top of page
Buscar
  • Foto do escritorStefani Liazi

Um ícone de estilo: Hebe Camargo

Atualizado: 11 de jun. de 2021



É com muito prazer que trago uma das minhas inspirações (de vida e como mulher) como tema do meu primeiro texto pro Blog A Verdade do Vestir, esse ícone de estilo: HEBE CAMARGO.


Nesse espaço trarei a vocês diversos assuntos que rodeiam minha vida, que são do meu interesse, mas que claro, estarão sempre conectados com meu principal viés: CONSULTORIA DE ESTILO E IMAGEM.


Então, já fiquem preparados, porque além de assuntos sobre estilo, vamos falar sobre autoimagem, cuidados pessoais, inspirações humanas e um pouco de moda e da minha história.


Portanto, SEJAM TODOS BEM-VINDOS!


 

Hebe Camargo me apresentará, ou melhor, me representará.


UM MITO. Nossa Oprah Winfrey, uma devota de Nossa Senhora Aparecida, que ria com a mesma facilidade e espontaneidade que chorava.


Sua empatia com os que chamava de ‘excluídos’, era talvez por já ter sido um de alguma forma. De família humilde de São Paulo, trabalhou desde os 14 anos com carteira assinada, e em sua cabeça não fazia sentido algum as pessoas serem tratadas com tanta diferença uma das outras. Lutava com “unhas e dentes” por mais tolerância, aceitação, inclusão e diálogo, usando sua VOZ como instrumento.


Simplicidade, naturalidade, espontaneidade, simpatia, sinceridade, explosiva, sedutora, polêmica, bem-humorada. Esses são alguns adjetivos que caracterizam a mulher e artista Hebe Camargo.


“(...) Andam dizendo muita coisa de mim, porque meu nome vende jornal, vende revista, e acho maravilhoso poder colaborar com a imprensa, para que pague seus funcionários. Agora, se esses jornalistas estão sendo justos, é um problema de consciência deles, não sou eu que vou julgar. (...)”.



Quem sempre viu só os “brilhos e paetês”, não imagina o “por detrás das câmeras”, não é mesmo?


A vida não foi fácil pra Hebe Camargo, mesmo trabalhando desde cedo, e que através do mesmo podia usufruir de uma vida muito confortável materialmente, sempre rodeada de tantas jóias, glamour e brilho... Isso era apenas fama, uma faceta da vida de Hebe, e a vida ia muito além. Mas a força dessa mulher a fez superar tudo e todos, porém uma tristeza, infelizmente, andava lado a lado em seu íntimo.


Hebe Camargo foi (e é!) pura luz! E nossa eterna DIVA deixou sua grande marca entrelaçando-se com a história da Televisão Brasileira: a força da mulher e a coragem de ser transgressora frente às câmeras e a todo o Brasil com assuntos que todos tinham medo de expressar as próprias opiniões.


Na década de 70, já falava sobre como as mulheres não podiam esquecer seu sexto sentido, e também acreditava fortemente na liberdade da mulher dizendo: “Qual é o mal de uma mulher sair sozinha, ir ao teatro ou ao cinema desacompanhada? Se ela pode trabalhar desacompanhada, porque na hora de divertir-se também não pode?”


E uma mulher dessas, podia fazer aniversário em algum dia diferente que 8 de março – Dia Internacional da Mulher? Não né?!


Recentemente, tive a felicidade de assistir ao Hebe – O Filme, e de fato, ela é a estrela do Brasil.


Imagino que para produção não deva ter sido fácil escolher um segmento da sua vida: 82 anos de muita história, muito trabalho, comprometimento com seu público, com todos à sua volta e seus amigos.


Sempre emanando amor, era tão nítido que amava o que fazia. Foi bonito ver que sempre buscou ser fiel às suas crenças e valores, e que foi com medo mesmo!


E um último detalhe, que é importante ressaltar foi a interpretação da atriz Andrea Beltrão, que por muitas vezes chegou a me dar “aflição”, com seus trejeitos, que faziam parecer que ela (Hebe) estava ali atuando!


E falando sobre imagem pessoal, o que ela transmitia pra você?


Pra mim, com certeza luxo, poder, força, sucesso, sensualidade, e tudo sempre com muita consistência.


A discrição nunca fez parte de sua história, porque então faria parte de seu visual?

O exagero nunca lhe foi pejorativo, e seu brilho era tão grande que não cabia dentro de si e acabava transbordando para suas roupas e acessórios.


 


 

Hebe sempre valorizou a Moda Brasileira e seus estilistas, como Lino Villaventura, Martha Medeiros, Paulo Dolce, Eduardo Albarella (Miss Biá) e Lúcia Franco.


Veja no vídeo abaixo, alguns dos vestidos de Hebe feitos por esses estilistas, e que estavam expostos na mostra que teve em sua homenagem de fevereiro à junho de 2019, aqui em São Paulo, Hebe Eterna:



A Consultoria de Estilo A Verdade do Vestir busca referências em sua história de vida, suas crenças, valores, e a partir dela signos e ícones essenciais são selecionados como fortes elementos do seu vestir, te fazendo relembrar a todo momento de onde vem sua força e como você chegou até o seu atual momento de vida, e como fazer isso se não sentando para ouvir e se conectar?


“Pois não há nada melhor do que conhecer gente, ouvir as pessoas pra saber como elas são”.

- Camargo, Hebe.



É TER NA MENTE HEBE.



98 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page